Jan 19 2010
Biografia de Domingos Rebêlo (1891-1975):Nascido sob o signo da Esperança
Domingos Maria Xavier Rebêlo, terceiro filho de José Eduardo Rodrigues Rebello, sargento da Guarda-Fiscal da Alfândega de Ponta Delgada, e de Georgiana Augusta Pereira Rebello, doméstica, nasceu na cidade de Ponta Delgada, na Ilha de São Miguel, no Arquipélago dos Açores, às doze horas da noite, no dia 3 de Dezembro de 1891 (dia de S. Francisco Xavier). O nascimento ocorreu na casa onde morava a família (e não numa Maternidade), na Rua da Esperança (actual Rua Dr. Gil Mont´Alverne Sequeira), ao lado do Campo de São Francisco. Dois factos curiosos merecem relevo. O local de seu nascimento distava poucos metros do banco, onde a 11 de Setembro de 1891, Antero de Quental com dois tiros tinha posto fim à vida, no Campo de São Francisco, por baixo de uma âncora com os dizeres Esperança. Se para Antero este local significava o fim da sua esperança, sem outra âncora que o segurasse à Vida, menos de três meses depois, para a família Rebêlo, o pequeno Domingos era uma nova esperança que nascia. E de forma profética a praça próxima de onde nasceu, possuía o nome do santo que lhe serviu de inspiração, e que tentou imitar toda a vida, Francisco de Assis. No mesmo Campo de São Francisco seria baptizado, a vinte de Dezembro, na Igreja de São José, o seu primeiro ingresso na instituição católica, que tão forte marca moldaria a sua mentalidade. A família Rebêlo, de escassos recursos económicos, incutiu desde cedo no pequeno Domingos, dois valores fundamentais, a importância do meio familiar, e a formação religiosa no catolicismo romano.
Ver Fotos
esta muito giro gostei tens de Continuar a por mais coisas mas eu quando estiver ai ajudo-te .
ass:miguel
Está muito bom!
Encontro-me a realizar uma tese de mestrado em Ciências da Cultura na UTAD (Universidade de Trás os Montes e Alto Douro) e precisava de uma fotografia de Domingos Rebelo ( A que está no cabeçalho do site seria óptima). Será que me podia facultar uma e a respectiva autorização de publicação?
Fico a aguardar uma resposta sua. Entretanto dou-lhe os meus parabéns pelo site!
melhores cumprimentos
José António Silva
Para um nome tão importante da arte dos Açores – Portugal – tão pouca informação na internet.
Obrigada por este site.
Maria Azevedo, natural de S. José, Ponta Delgada
Boa Noite, Este site está de facto muito bom, os meus parabéns

Não sei se lembra de mim ?, sou aluna da escola secundária domingos rebelo, fiz-lhe uma entrevista quando esteve cá em São.Miguel para o meu projecto final de curso, Gostaria de saber se poderia usar algumas fotos que aqui estão expostas
Desde já muito obrigado, os meus melhores cumprimentos
– Bárbara Âmbar Galama
Boa tarde!
O site está fantástico. Não consegui encontrar o seu contacto e estou a fazer uma trabalho sobre a pintura mural de Domingos Rebelo na Igreja São João de Deus. A informação existente é muito pouca.
Vinha então perguntar se tinha alguma informação que me pudesse facultar.
Obrigada
Mafalda M.