Dez 03 2010

Obra de Domingos Rebêlo: O Jardim das Senhoras Berquó

Published by at 16:10 under Obra

Em Ponta Delgada, paredes meias com o Jardim José do Canto, encontra-se um solar, mandado construir no século XVIII por um prussiano chamado Scholtz. Este solar possuía outrora um belo jardim, repleto de variadas espécies de plantas, e ornamentado por um pórtico de sete arcos. Em 1923, o pintor Domingos Rebêlo retratou as três Senhoras Berquó, que então habitavam o solar, no seu magnífico jardim. Estas senhoras, cujos nomes seriam Jerónima, Tomásia e Filomena, eram da família da primeira esposa do pintor, Maria do Carmo Berquó de Aguiar, entretanto falecida, de tuberculose, sete anos antes desta pintura. O quadro fixa um momento e espaço únicos, na história de Ponta Delgada, e ao mesmo tempo faz uma ligação ao passado, ao representar as figuras humanas vestidas à moda do século XIX, numa pintura que é toda ela envolvida em tons românticos, plena de poesia. Há algo de irreal neste quadro, fantasioso até, na maneira como a Natureza simbolizada pelo jardim é tratada. Toda a sua força avassaladora como que invadindo o quadro, em crescendo, como uma vaga, preparando-se para se apoderar das personagens humanas, e simultaneamente amenizada pelos tons suaves e quentes do entardecer, hora a que o quadro foi pintado. O pintor tira proveito da liberdade artística, para compor a tela como se de uma peça teatral se tratasse. De onde vem estas senhoras? De que falam? Porque é que na terceira década do século XX, vestem roupas do século anterior? Será que se preparam para ir a uma festa de fantasia? Este tratamento romântico, quase idealizado, é único em toda a obra de Domingos Rebêlo. Daí a singularidade desta pintura. Hoje em dia, o antigo solar, conhecido originalmente como Solar Scholtz e mais tarde Solar das Berquós, já não é habitado. Existe um projecto de restauro e recuperação com a traça arquitectónica original do edíficio. Mas aquele jardim desapareceu, dele e das senhoras Berquó, fica a memória fixada na magnífica e intemporal pintura de Domingos Rebêlo.

Domingos Rebêlo.O Jardim das Senhoras Berquó.Óleo sobre tela, de 1923 (colecção particular)

Domingos Rebêlo.Jardim das Senhoras Berquó.Pormenor 1

Domingos Rebêlo.Jardim das Senhoras Berquó.Pormenor 2

Domingos Rebêlo.Jardim das Senhoras Berquó.Pormenor 3

Domingos Rebêlo.Jardim das Senhoras Berquó.Pormenor 4

Domingos Rebêlo.Estudo para O Jardim das Senhoras Berquó.Lápis sobre papel,1923.(colecção particular)

Jardim do Solar das Berquó-Ponta Delgada. Foto início séc XX, a partir do Solar (colecção particular)

Solar Scholtz / Solar das Berquó - Ponta Delgada, Abril 2009- Foto Jorge Rebêlo

3 responses so far

3 Responses to “Obra de Domingos Rebêlo: O Jardim das Senhoras Berquó”

  1. Telma Silvaon 06 Dez 2010 at 11:02

    Bonito texto!
    Desconhecia esta pintura e este lugar!
    continuação de um bom trabalho, telma.

  2. Raquel Fariaon 27 Dez 2012 at 11:33

    Boas! Primeiro, queria congratulá-lo por esta página, que eu infelizmente desconhecia. Em segundo lugar, será que me poderia dizer por onde se encontra distribuída a obra de Domingos Rebelo?
    Muito obrigada

  3. adminon 08 Jan 2013 at 12:14

    A obra do pintor Domingos Rebêlo encontra-se dispersa em vários países. Além de Portugal, está representado em várias colecções privadas de emigrantes portugueses espalhados pelo mundo. No nosso país , está presente em inúmeras colecções particulares e em mais de quarenta e duas instituições, tais como: Museus, Igrejas, Cãmaras Municipais, Escolas, Tribunais.

Trackback URI | Comments RSS

Leave a Reply